O sujeito escondido: reflexões sobre o olhar e a alteridade em Caché
Palavras-chave:
Olhar, Câmera, Sujeito.
Resumo
Este artigo propõe uma discussão teórica a respeito da questão do olhar mediado tecnicamente em nossa sociedade atual, ou seja, o olhar das câmeras que nos cercam e o que fica marcado nos registros dessas câmeras. A partir desse ponto, a reflexão busca pensar os sujeitos que estão envolvidos nessa dinâmica. Uma metáfora dessas relações na sociedade pós-moderna está no filme Caché, de Michael Haneke, que é usado aqui por representar justamente a problematização do olhar e ser olhado e os pontos de partida humanos que podem nos levar a pensar a técnica, mas, principalmente, os sujeitos por trás da técnica. O método da Análise Fílmica, conforme proposta por Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété (1994), serve de esquema para pensar este filme enquanto ilustração dessa reflexão teórica.
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres
Cedo à revista Interin os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.