O mundo digital e sua lógica não-linear

  • Denize Piccolotto Carvalho
  • Jimi Aislan Estrázulas
  • João Bosco Ferreira
Palavras-chave: Lógica informacional, Medio digital, McLuhan.

Resumo

Existe uma tendência dentro dos estudos de comunicação em perceber a saturação de informações como problema principal da pós-modernidade. No entanto, as maneiras como as informações se apresentam deixarão de ter um sentido linear e seguir a lógica: emissor/meio/receptor. As informações se tornaram mais complexas e difusas, suas emissões são multipessoais e independentes; e a lógica desse mundo novo composto por uma saturada rede informacional obedece a um sentido diferente da linearidade do homem Gutenberguiano. Tudo isso proporcionado pelo meio Digital. É na variação daquilo que McLuhan denominou meio como mensagem, que este artigo se propõe a revisar o novo meio digital como modo não-linear de percepção, capaz de deslocar a ótica problemática da quantidade de informações recebidas para a qualidade com que esses dados são processados e transformados em juízos. No mundo do meio digitalizado e disperso o homem ainda persegue a linearidade na informação.
Publicado
2016-06-02
Seção
Artigos Livres