Categorização dos Termos Utilizados em Episódios de Cyberbullying no Jogo League of Legends
Resumo
Este artigo apresenta um estudo cujo objetivo foi categorizar os termos utilizados pelos jogadores de League of
Legends no contexto da prática do cyberbullying. Foram analisadas 250 partidas. Os termos foram organizados em
cinco categoriais: insultos diretos, racismo, preconceito, insultos indiretos e palavras de baixo calão. Os resultados
mostraram a presença de termos em todas as categorias. A palavra “Lixo” e suas variações, foi o insulto utilizado
com maior frequência (n=449) por partida seguida por Noob (n=289). Em relação aos insultos indiretos, os
direcionados a figura materna apareceram com maior frequência.Com base nos dados obtidos, é possível concluir
que embora os insultos possam ser interpretados como “intimidade” entre os jogadores, o emprego de insultos
durante o jogo é uma prática corriqueira. Isso se contrapõe ao principal objetivo do jogo que é a colaboração em
time para alcançar a vitória. Conscientes dessa prática, as empresas desenvolvedoras de jogos, principalmente a Riot,
apontam o combate ao cyberbullying dentro dos jogos como um dos grandes desafios. Sendo assim, vale ressaltar a
importância de se desenvolver mais pesquisas voltadas para esse fenômeno e investigar as suas peculiaridades.
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