Estruturas com ter e haver em Historia da prouincia Sãcta Cruz, de Pero de Magalhães Gândavo
Resumo
Neste estudo, descrevem-se e analisam-se os empregos qualitativo e quantitativo das formas verbais ter e haver
no texto escrito em 1576 pelo historiador, gramático e cronista português Pero de Magalhães Gândavo, autor
da primeira história do Brasil, a História da Província de Santa Cruz, com o objetivo de verificar se em um gênero
textual que espelha a norma padrão vigente no século XVI, como o texto em questão, há variação no emprego
dos verbos ter e haver. Para isso, focaliza-se o aspecto sintático-semântico dessas formas nas estruturas em que ter
e haver atuam como verbos plenos, como verbos existenciais/funcionais, como verbos-suporte e como verbos
auxiliares, como, também, procuram-se mapear os contextos que contribuíram para a alternância dessas formas.
Com a descrição e a análise dos dados coletados, pretendem-se ampliar as informações sobre as inter-relações
sintático-semânticas entre ter e haver no século XVI, aspectos ainda pouco explorados nos estudos sobre o
português quinhentista, como, também, ampliar as informações sobre a mudança linguística diacrônica ocorrida
na língua portuguesa, especificamente, quanto à gramaticalização desses verbos em sua variante culta.
Copyright (c) 2018 Revista Tuiuti Ciência e Cultura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.