O Processo de aquisição da oralidade: análise da linguagem de uma criança com Síndrome de Down
Resumo
Este estudo propõe-se a analisar a linguagem de uma menina com Síndrome de Down, de uma cidade do interior
do Rio Grande do Sul, em situação de interação com uma pessoa adulta, fonoaudióloga da criança. O intuito é,
ao repensar a respeito da análise linguística, especificamente, acerca do acompanhamento fonoaudiológico de
crianças com Síndrome de Down, apontar aspectos relevantes para a avaliação e o acompanhamento clínico da
linguagem, fatores que não têm sido considerados pela literatura envolvida com o assunto. Para tanto, o trabalho
centra-se nos estudos de perspectiva sociointeracionista de linguagem, que defende a noção de que a construção
da linguagem se dá no processo interacional, na relação estabelecida entre os participantes do diálogo. A partir
dessa perspectiva, o trabalho busca analisar a linguagem de uma criança com Síndrome de Down em situações
interativas, as quais nos permitem compreender e intervir no processo singular de desenvolvimento lingüístico
do sujeito e, mais especificamente, no processo de desenvolvimento do discurso narrativo.
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