Uma introdução aos modelos DEA de eficiência técnica
Resumo
A publicação do modelo CCR por Abraham Charnes, William Cooper e Edward Rhodes (CHARNES et al., 1978) é reconhecida como o nascimento dos modelos de Análise de Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA), que permite determinar a eficiência de uma unidade produtiva comparativamente às demais, considerando-se os múltiplos insumos utilizados e os múltiplos produtos gerados. Com o advento de novas tecnologias, tem-se observado uma profissionalização dada vez maior no setor produtivo. Neste contexto, o processo de gerenciamento da produção, com maiores informações possibilitam o crescimento da produção a partir de melhorias no processo produtivo baseadas no gerenciamento de informações. Neste trabalho, iniciamos com a apresentação dos conceitos básicos de Tecnologia de Produção, onde são destacados alguns axiomas e propriedades. Na seqüência, são apresentadas as medidas de eficiência técnica que deram sustentação matemática para os modelos DEA clássicos, seguida de uma apresentação estruturada destes modelos.
Copyright (c) 2018 Revista Tuiuti Ciência e Cultura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.