Utilização de fontes renováveis de energia no campus da Universidade Tuiuti
Resumo
A construção civil, sobretudo no Brasil, se apresenta como uma das principais causadoras de danos ambientais, tendo grande participação nos problemas relacionados ao esgotamento dos recursos naturais. A maior parte da energia gasta em uma edificação, seja qual for a sua função, ocorre no decorrer de sua vida útil, o que aponta para a necessidade de edificações bem planejadas e que apresentem sistemas racionais e sustentáveis capazes de atender ou auxiliar o seu próprio consumo. O objetivo deste artigo é discutir este panorama, sendo parte e tendo como base pesquisa em andamento, cujo foco é verificar a viabilidade de implantação de sistemas utilizadores de fontes renováveis de energia em edifícios existentes, localizados em um campus da Universidade Tuiuti do Paraná, para redução do uso de energia convencional. Dados coletados em uma estação meteorológica montada no próprio campus permitirão o conhecimento de oferta de energia renovável disponível – como solar e eólica. Modelos e simulações computacionais permitirão a visualização das possibilidades de implantação dos sistemas nas construções. A comparação das informações obtidas com dados reais de consumo demonstrará então a viabilidade ou não de utilização dos sistemas estudados nas referidas edificações. Pretende-se que os resultados obtidos sirvam de suporte para a introdução de ganhos nos desempenhos energéticos dos edifícios, com reflexos no consumo de energia, contribuindo para o desenvolvimento de projetos mais eficientes e da construção civil como um todo.
Copyright (c) 2018 Revista Tuiuti Ciência e Cultura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.