Formação do licenciado em artes visuais: a pesquisa em foco

  • Josélia Schwanka Salomé
  • Renato Torres
  • Denise Cristina Wendt

Resumo

A formação dos professores de arte tem sido objeto de constantes estudos por parte dos arte-educadores que buscam, nessas discussões, a sua melhoria no processo de ensino e aprendizagem nesse campo. Dentro dos aspectos estudados, este trabalho aponta para a necessidade de se repensar o processo de formação do profissional que atua na área de arte, com o objetivo de ressaltar que a prática da pesquisa nesse processo favorecerá ao docente a possibilidade de estudar os conteúdos da área mais especificamente, tanto na perspectiva dos fundamentos teóricos da arte, quanto nos aspectos que envolvem a produção artística pessoal. Entendemos que, para ensinar arte, é necessário conhecê-la nos seus aspectos de produção, fruição e fundamentação. Diante deste quadro, as práticas da pesquisa em arte e sobre arte, presentes no processo de formação dos professores, possibilitarão a compreensão desta linguagem como forma de expressão e de comunicação das ideias, ideais, sentimentos e pensamentos, construídos historicamente pelas sociedades.

Publicado
2018-06-19
Como Citar
SCHWANKA SALOMÉ, J.; TORRES, R.; CRISTINA WENDT, D. Formação do licenciado em artes visuais: a pesquisa em foco. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 4, n. 41, 19 jun. 2018.