Identidades transnacionais: imigração, exclusão e direitos humanos em contextos comparados
Resumo
Este trabalho procura traçar séries de aproximações entre as questões contemporâneas baseadas nos fluxos de recepção e origem dos distintos movimentos migratórios que examinam a condição mais atual das sociedades “hipermodernidades” (Lipovetsky, 2006): trânsito de pessoas e aceleração dos deslocamentos. Sem por isso, ganharmos uma relativização absoluta do espaço e um desaparecimento do território, a noção possível da pertença e os registros da estrangeiridade em um mundo cada vez mais exclusivo em termos de tratamento sobre agregações e coletividades em situações de trânsito, fazem com que as experiências de vida e os projetos migratórios sejam possíveis em um encurtamento das distâncias físicas. Neste aspecto, o trabalho pretende abrir portas de análise que tornem imperativo o estudo das novas identidades transnacionais (Portes, 2004 e Ribeiro, 2005), buscando traçar análises para produzir interpretações conjuntas sobre a emergência das novas identidades transnacionais e ampliar o interesse da observação das imigrações como fenômeno mundial contemporâneo com relevante impacto sobre as novas dinâmicas da pertença e da estruturação da alteridade.
Copyright (c) 2018 Revista Tuiuti Ciência e Cultura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.