O engenheiro da natureza e das letras
Resumo
Este texto refere-se a um estudo sobre o texto de Euclides da Cunha, “Os Sertões” com suas críticas às ações do exército, que, sob ordens do governo republicano, massacrou os habitantes de Canudos. O objetivo é discutir questões relevantes em relação ao contexto social, histórico e cultural da época em que o livro foi escrito, em confronto com o momento atual, mostrando que a sociedade brasileira, um século depois, vive ainda antigas contradições históricas e sociais. Busca-se expor as teorias científicas e filosóficas que influenciaram o escritor na elaboração de seu romance. Define-se o gênero do romance, pois, embora não seja ficção, considera-se, esse livro uma obra literária pelo tratamento artístico que o autor o submeteu, o assunto, e a linguagem. Faz-se uma análise estrutural, destacando quatro unidades que caracterizam a tessitura linguística em “Os Sertões”: o verbo, os adjetivos, o vocabulário e os torneios fraseológicos, através do uso de figuras de linguagem. É relevante o estudo à medida que propicia estudos intertextuais e interdisciplinares, visto que esse romance permite o diálogo entre uma série de outros textos.
Copyright (c) 2018 Revista Tuiuti Ciência e Cultura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.