Confronto e conflito no processo de formação continuada e as práticas alfabetizadoras
Resumo
Esta pesquisa tem como foco a prática docente em turmas de alfabetização do primeiro ciclo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em um município da Região Metropolitana de Curitiba (Paraná), no período de outubro de 2007 a março de 2009. Objetiva compreender o processo de construção da prática docente do alfabetizador frente às necessidades do processo educativo, por meio das ações pedagógicas do programa de formação do município. Contextualiza suas demandas educacionais e a constituição do referido programa na intencional integração da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para o qual teoriza o desenvolvimento de uma proposta metodológica inspirada na pesquisa-laboratório. Na aplicação dos procedimentos previstos por essa proposta possibilitou às professoras reconhecer os conhecimentos prévios da turma acerca da escrita, assim como rever as práticas que representam métodos fechados de alfabetização em prol de práticas que atendam à diversidade presente nesse processo. Nesse contexto as professoras confrontam suas práticas e experimentam conflitos que podem gerar desconfiança e resistência, ou ainda, o prazer em descobrir novos caminhos.
Copyright (c) 2018 Revista Tuiuti Ciência e Cultura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.