Formação e trabalho do pedagogo: impasses e contribuições para a gestão democrática na escola pública

  • Maria Iolanda Fontana
  • Maria Marlene do Carmo Pasqualotto
  • Marilza do Rocio M. Pessoa da Silva

Resumo

Este trabalho apresenta as reflexões sobre os resultados de estudos e investigações que integram o projeto de pesquisa “Políticas de Educação: formação inicial e continuada na educação formal e não formal”, realizada por docentes do Curso de Pedagogia da Universidade Tuiuti do Paraná. Aborda o trabalho do pedagogo na escola pública, suas atribuições e os conhecimentos requeridos frente às demandas cotidianas de seu trabalho. A pesquisa baseia-se em documentos e na legislação pertinente à formação do Pedagogo e em resultados de questionários aplicados, nos anos de 2004 e 2009, aos pedagogos de escolas públicas estaduais do Paraná. A análise revela necessidades formativas e expõe condições adversas em relação às competências e condições de trabalho. Infere-se que os reflexos da conjuntura político-econômica neoliberal no contexto escolar exigem do pedagogo e demais profissionais, conhecimentos e responsabilidades com a gestão da educação comprometida com os princípios democráticos. O estudo sugere a atenção das políticas públicas direcionadas às condições de trabalho e a formação do pedagogo para que ele possa efetivamente contribuir com a construção da escola cidadã, justa e democrática.

Publicado
2018-06-19
Como Citar
IOLANDA FONTANA, M.; DO CARMO PASQUALOTTO, M. M.; M. PESSOA DA SILVA, M. DO R. Formação e trabalho do pedagogo: impasses e contribuições para a gestão democrática na escola pública. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 4, n. 41, 19 jun. 2018.