Formação e trabalho do pedagogo: impasses e contribuições para a gestão democrática na escola pública
Resumo
Este trabalho apresenta as reflexões sobre os resultados de estudos e investigações que integram o projeto de pesquisa “Políticas de Educação: formação inicial e continuada na educação formal e não formal”, realizada por docentes do Curso de Pedagogia da Universidade Tuiuti do Paraná. Aborda o trabalho do pedagogo na escola pública, suas atribuições e os conhecimentos requeridos frente às demandas cotidianas de seu trabalho. A pesquisa baseia-se em documentos e na legislação pertinente à formação do Pedagogo e em resultados de questionários aplicados, nos anos de 2004 e 2009, aos pedagogos de escolas públicas estaduais do Paraná. A análise revela necessidades formativas e expõe condições adversas em relação às competências e condições de trabalho. Infere-se que os reflexos da conjuntura político-econômica neoliberal no contexto escolar exigem do pedagogo e demais profissionais, conhecimentos e responsabilidades com a gestão da educação comprometida com os princípios democráticos. O estudo sugere a atenção das políticas públicas direcionadas às condições de trabalho e a formação do pedagogo para que ele possa efetivamente contribuir com a construção da escola cidadã, justa e democrática.
Copyright (c) 2018 Revista Tuiuti Ciência e Cultura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.