Práticas educacionais sustentáveis: a contribuição das agendas 21 nas instituições de ensino
Resumo
As instituições de ensino de todos os níveis têm importante contribuição para o desenvolvimento da sociedade. No entanto, é necessário compreendermos como contribuem para a formação de práticas educacionais sustentáveis e para uma participação na formulação das políticas públicas de forma mais participativa, propositiva e reativa. O objetivo da pesquisa é aprofundar as reflexões a cerca da formação profissional no âmbito dos cursos de graduação sobre a Educação para Sustentabilidade, assim como analisar como as instituições de ensino atuam face ao diagnóstico de sua realidade local, para adequação de uma Educação socioespacial e socioambiental, com vistas à implantação das Agendas 21 no âmbito das instituições de ensino. A metodologia objetiva o contato direto com os principais atores das instituições de ensino, compreendendo que estes estão inseridos em contextos comunitários diferenciados, e entende-se que a pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa-ação é a mais adequada. Os resultados apontam a necessidade de novas alternativas, aliando a necessidade de subsidiar e gerar conhecimentos através da implantação de sistemas que vise maior participação das instituições de ensino e das comunidades locais, através de decisões coletivas que possam influenciar a formulação de políticas educativas e políticas publica capazes de intervir propositivamente na construção de uma sociedade mais democrática e sustentável.
Copyright (c) 2018 Revista Tuiuti Ciência e Cultura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.