Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Proponho uma análise da adaptação fílmica (2006) da graphic novel “V de Vingança”(1988-89) de Alan Moore e David Lloyde, com ênfase no impacto do tema do terrorismo e de suas imagens no contexto do lançamento do filme. Investigo teoricamente o processo de transposição entre os dois suportes, com o foco na construção da imagem do heroi mascarado e nas marcas da intertextualidade. Para tanto, faz-se necessário efetuar um recorte no estudo da cultura popular contemporânea, em seus conceitos, contextos e intertextos, para focalizar o intenso diálogo intersemiótico entre Cinema e Histórias em Quadrinhos, escolhidos como objetos empíricos desta pesquisa. Justifica-se o viés escolhido para a presente pesquisa pela necessidade de refletir sobre a comunicação imagética na modernidade avançada, mais especificamente sobre os produtos multimidiáticos como manifestações culturais. Com aporte em teorias estéticas, comunicacionais e semióticas, investigarei elementos expressivos do corpus selecionado para estudo, com ênfase na forma como produtos da indústria cultural, aparentemente ligados ao “puro entretenimento”, podem agregar dimensões estéticas em sua morfogênese. A metodologia de pesquisa prevê reflexões sobre as teorias das imagens seqüenciadas, em sua tipologia, gêneros e modalidades de organização. Na sequência, o estudo das neotecnologias de criação e manipulação de imagens, bem como das modalidades de organização das imagens em movimento, servirá de base para o entendimento da narrativa cinematográfica, em suas diferentes facetas e configurações estéticas e comunicacionais.
Copyright (c) 2018 Revista Tuiuti Ciência e Cultura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.