Análise de ocorrências ortográficas não convencionais produzidas por alunos do Ensino Fundamental
Resumo
Tema: análise ortográfica de alunos do Ensino Fundamental. Objetivo: identificar e comparar a incidência e os
tipos de manifestações ortográficas em redações elaboradas por crianças de quartas e oitavas séries. Método:
foram analisadas manifestações ortográficas não convencionais apresentadas em cem redações de crianças
inseridas em 4ªs e 8ªs séries da Rede Pública de Ensino do Paraná. As redações foram produzidas pelas crianças
no contexto da sala de aula com as professoras e sem a presença dos pesquisadores. Resultados: nas produções
analisadas, constatamos um total de 761 manifestações ortográficas não convencionais classificadas em: troca,
supressão, acréscimo, inversão e segmentação. Deste total, 76,74% foram encontradas nas redações das quartas
séries e 23,26% nas de oitava série. Conclusão: todas as manifestações analisadas ocorrem tanto nas Séries Iniciais
quanto no final do Ensino Fundamental, evidenciando que a aquisição da escrita é um processo contínuo que
não finda nesta etapa dos estudos.
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