Influência da cultura de origem dos descendentes de imigrantes japoneses no desempenho acadêmico e no concurso vestibular/2000 da UFPR
Resumo
Este artigo apresenta o resultado de uma dissertação de mestrado a respeito das influências da cultura japonesa
sobre os descendentes de imigrantes japoneses e suas repercussões no processo de socialização e desempenho
acadêmico para o ingresso no Ensino Superior. Como estratégia metodológica, adotou-se a pesquisa qualitativa
de cunho interpretativo. Dezesseis entrevistas foram realizadas com estudantes ingressados, pelo Concurso
Vestibular/2000 da Universidade Federal do Paraná, nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Medicina, Engenharia
Ambiental e Turismo, que apresentaram elevado índice candidato/vaga e significativa concentração de
descendentes. Os principais resultados, baseados nos depoimentos dos estudantes, evidenciaram que os hábitos
adquiridos na família, tais como, disciplina, organização, persistência e dedicação aos estudos, presentes na
cultura japonesa, contribuíram para o desempenho acadêmico deles, bem como o seu ingresso na UFPR.
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