Circuitos com até 4 malhas em corrente alternada
Resumo
Usamos o princípio de conservação de energia para deduzir a diferença de potencial através de resistores, de
indutores e de capacitores dispostos em associações mistas formando redes multimalhas. Analisamos as funções destes componentes em circuitos elétricos impulsionados por geradores de tensão alternada. Desenvolvemos um código computacional que usa a álgebra de variáveis complexas e a estrutura matricial do MatLab para calcular os fasores de tensões e de correntes em cada ramo vertical do circuito multimalhas. Mostramos como os vetores e as matrizes são formuladas para vários problemas iniciando com aqueles de uma malha e poucos componentes, culminando com exemplos de problemas de circuitos de 4 malhas e tendo até 3 componentes conectados por segmento do circuito. Explicitamos o cálculo algébrico das reatâncias capacitivas e indutivas para a composição da impedância equivalente do circuito. Determinamos os fatores de potência, as potências médias dissipadas e as freqüências de ressonâncias para alguns problemas básicos mais comumente abordados em circuitos elétricos. Mostramos como o código computacional pode ser usado como auxílio pedagógico tanto nas aulas teóricas como práticas de Física B e de Circuitos I do curso de Engenharia Elétrica da Univesidade Tuiuti do Paraná.
Copyright (c) 2018 Revista Tuiuti Ciência e Cultura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.