Circuitos com até 4 malhas em corrente contínua
Resumo
Usamos o princípio de conservação de energia para induzir que o potencial gerado deve ser igual ao potencial dissipado em todas as malhas de um circuito contendo geradores e resistores. Com isto, deduzimos duas expressões para a diferençae potencial aplicado a quaisquer dois pontos no circuito, incluindo aí o caso particular de dois pontos coincidentes. A aplicação destas expressões resultou num sistema linear de equações envolvendo as tensões dos geradores, e as correntes em cada segmento de condutores e resistores do circuito multimalhas. O sistema linear foi adequadamente resolvido utilizando o MatLab, para o qual desenvolvemos um programa computacional de nome CircuitoER4Malhas auxiliado por sub-rotinas para grafar analiticamente os componentes do circuito multimalhas. Este programa foi então aplicado á vários exemplos de circuitos iniciando com uma malha e culminando com problemas envolvendo geradores e resistores, alocados em cada um dos segmentos dispostos em 4 malhas. Os resultados foram explicitados na forma de gráficos analíticos mostrando os valores numéricos e também a direção das correntes e das diferenças de potencial em cada nó do circuito multimalhas. Adicionalmente, mostramos como o método exposto pode ser aplicado para circuitos que contém geradores de corrente em alguns dos segmentos do circuito multimalhas. O código computacional permite analisar as funções dos componentes no circuito e auxilia didaticamente no processo de ensino da eletricidade e de circuitos eletrônicos.
Copyright (c) 2018 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.