FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA UNIVERSIDADE
Contribuições da Pesquisa-Ação para a Inovação Pedagógica
Resumo
Este trabalho discute a formação pedagógica dos professores dos cursos de graduação da Universidade Tuiuti do Paraná fundamentada nos princípios da interdisciplinaridade, relação teoria e prática e autonomia discente, estudados e colocados em prática por meio de um projeto de pesquisa-ação, desenvolvido pelo Núcleo de Apoio Docente (NAD), da Universidade Tuiuti do Paraná, que reúne 51 docentes representantes de todos os cursos de graduação da instituição. O Núcleo foi instituído para planejar e realizar a formação continuada e o assessoramento pedagógico na universidade. O objetivo do trabalho é refletir com o coletivo dos profissionais da instituição propostas para o desenvolvimento de competências específicas docentes e discentes fundamentadas na ciência pedagógica, de modo a garantir a relação ensino, pesquisa e extensão no processo formativo da universidade. O desenvolvimento do projeto de pesquisa-ação investe na formação do professor pesquisador do seu próprio trabalho, por meio da análise das relações entre as inovações pedagógicas e aprendizagem discente. Constata-se o envolvimento dos docentes nas formações e em grupos de estudos, com o objetivo de apropriar-se do conteúdo pedagógico para inovar o trabalho educativo e construir referenciais de análise sobre o ensino e a aprendizagem. Os resultados revelam que no processo da pesquisa-ação, o estudo e o compartilhamento de experiências da prática pedagógica tem motivado o coletivo dos docentes pesquisadores a refletir sobre o ensino e a buscar alternativas didáticas inovadoras para formação de profissionais competentes tecnicamente e socialmente comprometidos com a humanização da sociedade.
Copyright (c) 2018 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.