O HORÁRIO DE VERÃO PARA O SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA BRASILEIRO
Sazonalidade, Fluxo de Potência e Otimização
Resumo
Este estudo compreende a análise da eficiência do Horário Brasileiro de Verão, analisando os critérios técnicos e operacionais para justificar, ou não, a sua manutenção. Este estudo é motivado pela relevante alteração no ciclo horário de consumo em certas regiões do país e o real ganho promovido pela sua adoção. Os critérios adotados para os estudos são baseados em análise do comportamento de utilização de cargas, disponibilizados por concessionárias de energia e o ONS – Operador Nacional do Sistema. Entre os resultados observados está a condição do pico na curva de carga no Sistema Elétrico de Potência Brasileiro, que atualmente encontra-se no meio da tarde, no período entre as 14h e 16h30min. Na concepção inicial do Horário Brasileiro de Verão, em meados da década de 1980 e que permanece até hoje, ele foi justificado e implementado considerando que o pico da curva de carga ocorria no final da tarde e início da noite.
Copyright (c) 2018 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.