DIREITOS FUNDAMENTAIS, PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS E OMISSÃO INCONSTITUCIONAL ADMINISTRATIVA
os precedentes administrativos como proposta de controle
Resumo
A Constituição Federal de 1988 teve zeloso cuidado ao colocar em seu texto os direitos fundamentais em local de destaque. É certo que de sua interpretação se percebe a necessidade de se proteger e concretizar tais direitos em máximo grau, competindo ao Estado e, mais especificamente em um primeiro momento, à Administração Pública esse papel. O problema surge, no entanto, no momento em que se percebe que tais intenções constitucionais não vêm sendo cumpridas da forma devida, ante a uma omissão administrativa. É desse ponto que a intenção do presente trabalho emerge, pretende-se demonstrar que referida omissão se dá ante ao desrespeito dos princípios constitucionais imanentes à Administração – para o presente trabalho, especificamente os princípios da legalidade, segurança jurídica, igualdade, moralidade e eficiência – e que os meios para se efetuar eventual controle dessas omissões e uma real efetivação dos direitos fundamentais não são suficientes, de modo que lança-se mão da proposta da utilização e vinculação da Administração Pública aos precedentes administrativos como forma de racionalizar o controle das omissões administrativa e, ainda, garantir uma Administração Pública mais efetiva, eficiente, segura e igualitária.
Copyright (c) 2018 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.