A Escravidão Contemporânea no Direito Internacional dos Direitos Humanos e o Caso Fazenda Brasil Verde vs. Brasil
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de demonstrar que a escravidão, ainda que abolida, encontra-se presente na atualidade e se manifesta através de formas análogas que se caracterizam como violação aos direitos humanos. A partir da sentença proferida pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, que culminou com a condenação do Brasil no caso Fazenda Brasil Verde vs Brasil, inseriu-se as formas contemporâneas de escravidão nos direitos e deveres assumidos pelos Estados ao ratificar o Pacto de San José da Costa Rica. A pesquisa analisou, no caso concreto, as formas de escravidão contemporânea consideradas tanto pelo Direito Internacional dos Direitos Humanos, em especial pelo Pacto de San José da Costa Rica, bem como os deveres do Estado de prevenção, proteção e garantia a referidos direitos. Por fim, como meio de contribuição na evolução do conceito de escravidão contemporânea, identificou-se condições de trabalho sutilmente utilizadas e que violam diretamente os Direitos Humanos e que se enquadram na hipótese de formas análogas à escravidão.
Copyright (c) 2018 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.