IMAGEM URBANA E DISCURSOS AMBIENTAIS NO VAREJO SUPERMERCADISTA
Resumo
Este trabalho propõe uma análise sobre o discurso e a prática no segmento varejista de supermercado, especial os discursos organizacionais acerca da esfera ambiental. Toma-se como base os de semiótica e polifonia urbana, amplia-se também a noção de sustentabilidade, com base teoria da sustentabilidade afetiva. A pesquisa de caráter qualitativo apresenta como objeto de um dos supermercados mais importantes da cidade de Londrina-PR-Brasil, o supermercado Muffato, no que tange a transformação da paisagem ocorrida devido à derrubada de árvores e construção de um novo prédio no terreno, levantou-se documentação fotográfica anterior e posterior fenômeno a fim de estudar a memória da paisagem urbana. Neste estudo pode-se constatar reforço da sociedade de consumo por esse varejo, criando narrativas ambientais, justificando discursos organizacionais antagônicos e consequentemente, desfavorecendo as relações afetivas.
Copyright (c) 2019 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.