DE ADULTO EM MINIATURA PARA PROTAGONISTA: UMA PRIMEIRA INFÂNCIA POSSÍVEL?

  • Angélica Baumgarten Gebert Universidade Tuiuti do Paraná – UTP

Resumo

Analisar uma categoria de referência mundial como a infância, com tamanha importância social, é desafiador. Um percurso que todo ser humano perpassa, cada um com suas especificidades, condições e cultura. O entendimento em amplitude social sobre a infância é importante, e no âmbito da educação é imprescindível, pois as crianças atualmente passam maior parte do tempo com os educadores e, assim, precisam ser compreendidas na sua magnitude, amplitude e ao mesmo tempo nas suas singularidades. A história social e da educação discutem o percurso da infância e das crianças, sendo que no Brasil escreveu-se uma história com traços particulares. Assim sendo, discute-se um conceito de infância construído pela sociedade e que inspirou historicamente as infâncias brasileiras. Além do mais, atualmente debruça-se em um novo campo, a sociologia da infância, revendo a concepção sobre a criança e sua infância. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, conclui-se que os educadores estão diante de um desafio: compreender o passado da infância e a atual criança, para então mudar o meio social.

Publicado
2019-05-22
Como Citar
GEBERT, A. DE ADULTO EM MINIATURA PARA PROTAGONISTA: UMA PRIMEIRA INFÂNCIA POSSÍVEL?. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 5, n. 58, p. 186–209, 22 maio 2019.