O ensino da matemática frente ao Transtorno do Espectro Autista
Resumo
Este trabalho apresenta o transtorno do espectro autista e seu diagnóstico, num enfoque educacional. O objetivo geral é analisar o relato de vários autores sobre ações desenvolvidas e realizadas atualmente, no cotidiano do ensino da Matemática para crianças e adolescentes autistas. A elaboração deste trabalho valeu-se de pesquisa bibliográfica, na qual se buscou conhecer metodologias e procedimentos utilizados e/ou propostos por vários autores, em relação ao ensino de alunos com Transtorno do Espectro Autista, especialmente no ensino da Matemática. A educação inclusiva é um grande desafio para todos que trabalham com a educação. Ainda se tem muitas dúvidas de como direcionar o processo de ensino e aprendizagem de Matemática para alunos autistas. Para se buscar esse direcionamento, foram analisados relatos sobre ações do processo de ensino a alunos autistas, em várias áreas. Observou-se que bons resultados foram obtidos com a utilização de alternativas metodológicas, em especial o uso de materiais concretos e jogos no ensino de matemática para o aprendizado dos alunos com deficiência, O trabalho cooperativo apareceu como excelente opção em vários estudos e mostrou-se benéfico para todos os alunos. A construção da autonomia do aluno com deficiência é fundamental e concluiu-se que a Matemática pode contribuir para o desenvolvimento de capacidades intelectuais, a estruturação do pensamento, a agilização do raciocínio do aluno, a sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho.
Copyright (c) 2020 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.