Compliance como meio de combate à corrupção no âmbito da Lei 12.846/2013
Resumo
Trata de pesquisa relacionada à corrupção bem como à atuação do compliance (programa de integridade) como meio de combate a tais práticas. O estudo surgiu da necessidade de analisar os aspectos da Lei no. 12.846/2013 (lei anticorrupção), a qual que vem regular a responsabilização administrativa e civil das pessoas jurídicas quando observada a prática de atos contra a administração pública, bem como analisar o impacto de sua aplicação e a consequente redução dos atos de corrupção. Pretende-se, ainda, avaliar os programas de integridade no que diz respeito à eficácia de sua aplicação junto às empresas (públicas ou privadas). Para tanto, se utilizou de pesquisa bibliográfica e documental da legislação pertinente ao assunto, as quais poderão ser acessadas mediante dados da rede mundial de computadores ou de modo físico; a análise documental também abrange pesquisa em livros e artigos cujos temas sejam relacionados direta ou indiretamente com o pesquisado. A pesquisa realizada permitiu concluir que a corrupção tem abrangência mundial, o que faz com que seus efeitos sejam ainda mais devastadores, visto estar presente há tempos em todos os lugares. No entanto, verifica-se que a boa prática na utilização de instrumentos de controle e responsabilização de atos pode auxiliar no combate à prática da corrupção
Copyright (c) 2020 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.