Omissão de nutrientes na cultura da alface (Lactuca sativa)
Resumo
As escalas de sintomas de deficiência visual desempenham um importante papel, auxiliando o produtor agrícola a identificar, no campo, as possíveis deficiências de macro e micronutrientes. Sabendo-se disso, o objetivo desse trabalho foi avaliar a omissão de macro e micronutrientes no desenvolvimento da cultura da alface (Jonction – cultivar do tipo crespa), identificando e descrevendo os sintomas visuais e morfológicos causados pela omissão de nutrientes. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com 11 tratamentos e 3 repetições, totalizando 33 unidades experimentais. Os tratamentos consistiram na fertirrigação das unidades experimentais com a solução completa e da solução completa com omissão de nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), enxofre (S), ferro (Fe), manganês (Mn), zinco (Zn) e boro (B). A escala visual dos sintomas de deficiência foi realizada por meio de fotos semanais (seis semanas). Também foram avaliados: peso verde da parte aérea (PVPA) e parte radicular (PVPR); peso seco da parte aérea (PSPA) e parte radicular (PSPR) e comprimento de raiz (CR) na cultura da alface, ao final do experimento. O efeito supressor na cultura da alface durante a omissão dos macronutrientes na solução nutritiva foi na seguinte ordem: P, K, Ca e Mg; e para micronutrientes foi na seguinte ordem: Mn, B, Zn e Fe. A ausência de P na solução nutritiva foi a principal limitante para o desenvolvimento da cultura da alface.
Copyright (c) 2020 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.