“Seja homem” a narrativa, seja homem, e sua influência na subjetividade masculina
Resumo
Os discursos sobre as subjetividades relacionadas ao gênero são recorrentes na sociedade e na esfera acadêmica. Sendo impossível abarcar o todo, esta pesquisa trabalhou com um recorte de realidade. Neste momento nos debruçamos sobre o universo masculino, com o objetivo geral de compreender como a narrativa, “seja homem”, sendo uma frase tão popularizada em diferentes meios sociais, pode produzir efeitos na subjetividade masculina. Após a análise das coletas de dados sobre um olhar psicanalítico, as falas dos entrevistados fizeram emergir algumas categorias que nortearam a análise dos conteúdos, sendo elas: Inscrição Cultural, Ser Homem, Representação Fálica, Representação do Feminino, Divisão de Tarefas e Sexualidade. O estudo permitiu verificar, que mesmo em 2020, ainda encontramos indícios do machismo estrutural, hoje também reconhecido como algo prejudicial ao próprio homem, que se constituiu pela masculinidade tóxica. Ouvir sobre o peso que a narrativa “seja homem” e os seus desdobramentos, afeta a cada um, nos possibilitou a reflexão sobre essa condição do ser homem em nossa cultura. Conclui-se que mesmo sendo um assunto que vem ganhando espaço e corpo nas discussões em diferentes áreas do conhecimento, percebe-se ainda que muitas vezes surge a partir de uma reivindicação feminina, que busca equidade. Existe vontade de mudança, a busca por um novo padrão de masculinidade emerge a cada conversa e a cada discussão possibilitada na sociedade, visto que muitos homens se sentem convocados a avaliar o que escutam sobre como poderiam ser, e sentem-se impulsionados a mudanças.
Copyright (c) 2021 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.