Religiosidade Popular na Capela dos Aflitos
Resumo
Esta pesquisa, como parte de um estudo mais amplo acerca de expressões e manifestações de fé popular, visa entender como, mesmo à parte da institucionalidade, se desenvolveu o culto a Francisco José das Chagas, conhecido como Chaguinhas, o “Santinho da Liberdade”, na Capela Nossa Senhora dos Aflitos, no bairro da Liberdade, na capital paulista. Da mesma forma como tantas outras santidades populares, essa foi construída a partir de uma morte marcada pela tragicidade e que provocou um impacto emocional em umas tantas pessoas presentes naquele contexto e que não tardaram a atribuir ao réu sentenciado a morte, no final do período colonial, poderes excepcionais de intercessão celestial, resultando deste então, o testemunho de um grande número de graças alcançadas. Apesar deste culto ocorrer no interior de uma capela consagrada, seu caráter é oficioso, pois Chaguinhas não faz parte do panteão oficial, o que absolutamente parece não diminuir a fé daqueles que buscam esperança e alento para suas próprias vidas.
PALAVRAS CHAVE: Religiosidade Popular; santidade; Chaguinhas.
Copyright (c) 2021 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.