Entre o prazer e o sofrimento: imagens do corpo feminino em campanhas de prevenção às drogas
Resumo
O presente texto objetiva expor a história do consumo de drogas por mulheres a partir de imagens de campanhas de prevenção às drogas e de campanhas de consumo às drogas, a partir das ruínas, dos vestígios, deixados pela história. Discute-se, à luz da estética e da política, as contradições inertes ao sistema capitalista em veicular imagens de mulheres como argumento para a venda de bebidas alcoólicas ao passo que mobiliza rejeição, culpa e condenação moral contra mulheres usuárias de drogas em mensagens de prevenção. Para tanto, o referencial teórico-metodológico contempla autores como Benjamin (1983), Didi-Huberman (1999, 2015a, 2015b, 2020), Rancière (1988, 2009, 2013, 2021) e Quintana (2020, 2021, 2022), com isso, uma montagem entre alguns anúncios é formalizada no decorrer do artigo. Além disso, abordam-se por meio de Wottrich (2019) algumas perspectivas críticas ao processo publicitário e a emergência de práticas de contestação dos anúncios. Portanto, as imagens são analisadas enquanto cenas de um regime de visibilidade e invisibilidade do corpo feminino.
Copyright (c) 2022 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.