A produção do conhecimento do programa de pós-graduação em saúde da comunicação humana da Universidade Tuiuti do Paraná: análise de dissertações e teses defendidas no período de 1999 a 2020
Resumo
Introdução: O Programa Saúde da Comunicação Humana da Universidade Tuiuti do Paraná, desde a primeira dissertação defendida em 1999, vem assumindo um papel relevante na produção de conhecimentos relacionados à Fonoaudiologia e áreas afins. Objetivo: Estabelecer um panorama geral das dissertações e teses defendidas no referido Programa no período de 1999 até 2020, bem como, caracterizá-la no campo da Linguagem. Método: O corpus de análise consiste em dissertações e teses defendidas no período de 1999 a 2020. Para a caracterização dos estudos foi realizada leitura dos resumos, identificadas e registradas, numa planilha do Excel, as variáveis elencadas. Resultados: Foram defendidos 285 trabalhos, (89,12%) dissertações (10,87%) teses. Deste total, 29,12%, de linguagem caracterizados quanto: - ao tipo de estudo, empírico (84,33%), documental (6,02), empírico e documental (9,63); - ao desenho, observacional (89,15%) e (8,43) intervenção;- à população, pacientes (28,91%), professores (26,50%) e escolares (10,84%) pais/ responsáveis; - à faixa etária: crianças (19,27%), adultos (15,66%) e idosos (12,04%); - ao quadro clínico, surdez (8,43%), distúrbios de linguagem escrita (8,43%) e afasia (6,02%); às modalidades de linguagem, escrita (33,73%) e oral (16,86%); - aos contextos, educacional (32,53%) e clínico (28,91%); - ao referencial teórico, o sócio-histórico (93,97%). Conclusão: O estudo permitiu apreender o panorama da produção do Programa oferecendo elementos para uma análise criteriosa e para o estabelecimento de prioridades para futuras pesquisas. Os conhecimentos produzidos no campo da Linguagem estabelecem uma coerência teórico-metodológica e estão assentados, predominantemente, na perspectiva sócio-histórica.
Copyright (c) 2023 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.