Análise da interferência da utilização dos fones de ouvido com emissão de som no equilíbrio ortostático estático em jovens e adultos: um estudo preliminar
Resumo
O controle postural é a base do sistema de controle motor humano, proporcionando estabilidade e condições para o movimento, como a capacidade de assumir e manter a posição corporal desejada durante uma atividade estática ou dinâmica. O sistema vestibular desempenha um papel crucial na recepção de estímulos para o processo de manutenção postural e transmite estímulos auditivos por meio do oitavo nervo craniano para o sistema nervoso central. Para a audição humana, as ondas sonoras são perceptíveis na faixa de frequência entre 20Hz e 20.000Hz. Um número significativo de jovens está exposto a ruídos prejudiciais à audição, o que levanta preocupações para as autoridades de saúde pública. O objetivo da pesquisa foi analisar o impacto da utilização de fones de ouvido com emissão de som no equilíbrio ortostático estático em jovens e adultos. Os dados foram coletados com os participantes permanecendo sobre uma plataforma de força em quatro momentos diferentes, tanto sem quanto com fones de ouvido emitindo som a 80dB. Seis participantes que atenderam aos critérios de inclusão foram incluídos na pesquisa. Foi observado um aumento na oscilação do centro de gravidade conforme aumentava a perturbação auditiva, resultando em uma diminuição do controle postural. Esta pesquisa pode servir como base para estudos futuros e contribuir para o desenvolvimento de políticas de saúde.
Copyright (c) 2023 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.