Autopercepção de sujeitos sobre queixas relacionadas a distúrbios de leitura/escrita
Resumo
Objetivo: analisar a visão de sujeitos sobre queixas relacionadas a distúrbios de leitura e escrita. Método: trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, realizada em uma clínica-escola de Fonoaudiologia vinculada a uma Instituição de Ensino Superior localizada no Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com os sujeitos participantes e analisados através de Análise de Conteúdo. Nesse sentido, foram organizados dois eixos: eixo 1: “Visão dos sujeitos a respeito da queixa sobre as dificuldades de leitura e escrita”, dividido em três categorias: motivo do encaminhamento; causa da dificuldade; sentimento diante da dificuldade; eixo 2: “Visão dos sujeitos diante da leitura e da escrita”, teve como objetivo analisar a visão dos sujeitos acerca da leitura e da escrita, dividido em duas categorias: o que referem acerca da leitura; o que referem acerca da escrita. Resultado: amostra composta por dez sujeitos, com idade de seis a quatorze anos, cursando entre primeiro e sétimo ano do ensino fundamental. Os discursos dos participantes veiculam uma perspectiva organicista, a qual associa dificuldades de leitura/escrita a aspectos centrados nos sujeitos e de origens orgânica e/ou emocional/comportamental. Considerações Finais: constata-se uma discursivização negativa dos participantes sobre os mesmos com relação à queixa referente à linguagem escrita, sendo seus discursos repetições de outras falas, vozes sociais, advindas de outros, como professor(a) e/ou responsáveis. Sob uma perspectiva embasada em análise dialógica do discurso, essa queixa pode ser compreendida a partir de reflexões que consideram historicidade da linguagem, função da escrita, assim como contexto social e interações verbais, os quais concretizam o uso da linguagem que envolvem, necessariamente, o eu e o outro.
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