O papel da família na clínica dos desvios/transtornos fonológicos: uma análise de pesquisas australianas
Resumo
A literatura a respeito do envolvimento da família na terapia dos chamados desvios/transtornos fonológicos ainda é lacunosa. Entre as poucas pesquisas existentes, há um grupo de autores australianos que vem produzindo, desde a década de 90, uma reflexão a esse respeito. O objetivo desse estudo é apresentar as propostas desses autores e analisá-las de maneira crítica, especialmente no que diz respeito ao papel que eles conferem à família na terapia e quanto às perspectivas teóricas que fundamentam sua prática. Como princípio metodológico foram selecionados artigos produzidos em universidades australianas que tematizam o papel da família nos chamados desvios/transtornos fonológicos, e, em seguida, foi realizada uma análise crítica desses artigos enfocando as concepções de família e de aquisição de linguagem que os fundamentam. Entre os resultados destaca-se o fato de que os textos apresentam uma abordagem parecida com relação à participação dos familiares, envolvendo orientação e treinamento dos pais, que oferecem a eles técnicas de modificação comportamental. Os textos não deixam explícito quais as concepções de aquisição de linguagem e de família que os fundamentam. No entanto, presume-se que a argumentação e alguns termos utilizados na escrita indiciem a fundamentação empregada. Apesar de serem mencionados trabalhos interacionistas e cognitivistas, o emprego recorrente de expressões como “modelos de linguagem”, “feedback”, “treinamento”, “modificação de comportamento”, “registros”, “reforçamento”, nos permite concluir que esses trabalhos são predominantemente fundamentados no behaviorismo.
Copyright (c) 2023 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.