Sintomas vestibulares associados ao hipotireoidismo após infecção por COVID-19: relato de caso
Resumo
Os efeitos da infecção por SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, desde o início de 2020, foram descritos em muitas pesquisas realizadas até hoje. A doença, inicialmente vista como respiratória, mostrou-se complexa, afetando diversos órgãos e sistemas, incluindo auditivo, vestibular, cardiovascular, endócrino e neurológico. Algumas pessoas continuam com sintomas após a resolução da infecção, chamada de COVID-19 longa. Há indícios de que o vírus afete a glândula tireoide, desempenhando um papel em distúrbios tireoidianos. O artigo descreve um caso de um paciente masculino de 44 anos, antes saudável, que desenvolveu sintomas de vertigem após ter COVID-19. Além disso, foi diagnosticado com hipotireoidismo, uma condição caracterizada pela insuficiência dos hormônios tireoidianos. Após a infecção, o paciente apresentou queixa de tontura, cefaleia e alteração na pressão arterial. Os exames realizados revelaram alteração tireoidiana, confirmando o hipotireoidismo, e indicaram uma disfunção vestibular periférica à esquerda. Esse estudo destaca a possível relação entre a infecção por COVID-19 e alterações na glândula tireoide, bem como seus efeitos no sistema vestibular, contribuindo para uma compreensão mais abrangente das complicações da doença.
Copyright (c) 2023 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.