Intervenção em saúde auditiva em um colégio público do Paraná
Resumo
Objetivo: Avaliar uma intervenção educativa em saúde auditiva quanto ao comportamento, conhecimento
e atitudes de estudantes em relação ao ruído e proteção auditiva. Métodos: Trata-se de um estudo de
intervenção, de abordagem quantitativa, realizado com estudantes do ensino fundamental e médio
profissionalizante de um colégio público. Quatro educadores foram capacitados pelo Programa Dangerous
Decibels® Brasil e responsáveis pela intervenção, sendo uma efermeira e três adolescentes da própria escola
onde a pesquisa foi realizada. A avaliação da ação foi realizada por meio de questionário aplicado antes e
imediatamente após a intervenção. Os resultados foram analisados segundo o gênero e nível de escolaridade
dos participantes e educador responsável pela intervenção. Resultados: Participaram do estudo 193 alunos,
74% do gênero feminino e 26% do gênero masculino, com idades entre 10 e 19 anos. Houve diferença
antes e após a intervenção para as áreas de conhecimento, atitude, comportamento e na pontuação total
para todos os participantes (p = 0.00). O gênero feminino pontuou mais que o masculino em relação à
pontuação total (p=0.013), assim como para a área de conhecimento (p=0.004) e comportamento (p=0.006);
estudantes do ensino médio obtiveram maior pontuação em relação aos estudantes do ensino fundamental
na pontuação total (p =0.004) e na área de conhecimento (p = 0.013). Quando a intervenção foi realizada
pela enfermeira, a pontuação foi melhor somente para a área de atitudes quando comparada aos educadores
adolescentes. Conclusão: A intervenção mostrou-se efetiva para a prevenção de perda auditiva e zumbido,
quando avaliada antes e imediatamente após sua realização.
Palavras-chave: Perda Auditiva. Escolas. Zumbido. Adolescente. Avaliação de Resultado de Ações
Preventivas.
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