Mentes e Máquinas: A Inteligência Artificial Gerativa e sua Evolução na Produção Acadêmica de Estudantes de Psicologia
Resumo
O contexto do avanço da Inteligência Artificial (IA) é constante, natural que a tecnologia e aprendizagem se mesclem, no qual, o uso da IA para fins didáticos, geram debates. A pergunta norteadora segue, como a usualidade da IA influencia no desenvolvimento acadêmico dos alunos do curso de Psicologia do período noturno do Centro Universitário UniDomBosco? Justificando-se academicamente para a compreensão da intersecção sobre a IA em produções acadêmicas e o processo de aprendizagem. Cientificamente, a pesquisa atende à necessidade de mais estudos empíricos sobre os impactos da IA, socialmente, explora as consequências do uso inadequado dessa tecnologia na formação. Como pressuposto teórico, os trabalhos de Rodrigues e Rodrigues (2023) alertam para as questões metodológicas e éticas, como plágio em trabalhos acadêmicos quando os estudantes recorrem à IA. Lopes, Forgas e Cerdà-Navarro (2023) indicam que 78,8% dos estudantes utilizam a IA de forma frequente ou ocasional. A metodologia aplicada foi uma pesquisa quantitativa, de natureza exploratória e caráter descritivo, com coleta de dados por meio de formulário via Google Forms, sobre um total de número de alunos N=553 levando a uma amostra final de n = 227. Os resultados indicam que 65,9% dos acadêmicos de Psicologia utilizam a IA para complementar seus conhecimentos, acompanhando para a análise, se faz perceptível que os estudantes experienciam uma influência, proporcionando benefícios e desafios para a vivência acadêmica.
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