A Justiça restaurativa na prevenção de conflitos e violências no contexto escolar

  • Debora de Lima Barreira
  • Eduardo Fofonca
  • Malene Valaski Bortoli

Resumo

RESUMO

Este artigo tem como objetivo problematizar como as práticas restaurativas podem ser prevenidas diante dos conflitos e da violência no contexto escolar. Desta forma, realiza-se um mapeamento teórico, tendo a concepção da justiça restaurativa como ponto de partida, representando uma abordagem baseada em valores de pertença, solidariedade e escuta ativa e, na importância da participação de estudantes, professores e familiares. Compreende-se, assim, com a abordagem, a origem dos conflitos e as diferentes nuances de violência na comunidade escolar, sendo essencial a compreensão de um percurso da justiça restaurativa na escola. Nesse sentido, o diálogo se faz presente na construção de um território conversacional acolhedor e colaborativo advindo da justiça restaurativa.


Palavras-chave: Justiça restaurativa; contexto escolar; diálogo.

 

 

Biografia do Autor

Debora de Lima Barreira

Pedagoga. Mestre em Educação pela Logos University Int. com diploma reconhecido pela Universidade Metropolitana de Santos, São Paulo, Brasil. Docente e gestora escolar na rede municipal de Santos, SP. E-mail: E-mail: deboranamaste@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0007-2035-9925

Eduardo Fofonca

Licenciado em Pedagogia e Letras. Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. E-mail: eduardo.fofonca@utp.br Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5184-8675

Malene Valaski Bortoli

Licenciada em Pedagogia e Educação Física. Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná e doutoranda em Educação pela mesma instituição. Docente na rede municipal de São José dos Pinhais. E-mail: marlene.vb2020@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0003-8928-2541

Publicado
2025-04-24
Como Citar
BARREIRA, D.; FOFONCA, E.; BORTOLI, M. V. A Justiça restaurativa na prevenção de conflitos e violências no contexto escolar. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 11, n. 70, p. 3-19, 24 abr. 2025.