Desenvolvimento de linguagem e sua relação com a perda auditiva
Resumo
Introdução: O desenvolvimento da linguagem e das habilidades auditivas ocorre de forma completa quando
acontece a conexão entre os fatores físicos, psicológicos e sociais de maneira consistente durante a infância, e,
principalmente nos primeiros anos de vida da criança. Objetivo: Descrever o desenvolvimento de linguagem frente
à perda auditiva, visto que a aquisição da linguagem depende diretamente do sistema auditivo central e periférico
íntegro. Método: Revisão narrativa de textos que abordam o tema, com base na literatura em geral. Resultados: A
relação entre desenvolvimento de linguagem e perda auditiva vem sendo objeto de estudo de diversas ciências, e
são muitas as teorias que procuram explicar este processo. Porém, está posto que a perda auditiva afeta diretamente
o desenvolvimento de linguagem e, se não houver intervenção rápida e eficaz, os prejuízos serão imensos no que
se refere à vida futura da criança. Neste sentido é possível verificar que é constante o avanço da tecnologia em
aparelhos de amplificação sonora individual e implante coclear, aliados da reabilitação auditiva. Também verificouse
o interesse da comunidade científica pelo desenvolvimento de protocolos específicos para a verificação de
desempenho de crianças surdas usuárias de aparelhos auditivos. Conclusão: O tema estudado é atual tendo em vista
as inovações tecnológicas da áre a, e revela-se campo fértil para estudos na área da Fonoaudiologia.
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