Avaliação do conhecimento de universitários sobre depressão e velhice
Resumo
A depressão é um transtorno do humor que tem sido diagnosticado em grande parte na população idosa. Esta
pesquisa objetivou verificar o conhecimento de alunos de Educação Física, Fisioterapia e Psicologia em relação
à velhice e depressão. Participaram da pesquisa 60 estudantes, sendo vinte de cada curso. Foram aplicados
um questionário de caracterização para avaliar o grau de contato dos participantes com idosos, um roteiro de
perguntas sobre a depressão e a Escala Palmore-Neri-Cachione sobre velhice. Foi observado que o conhecimento
apresentado pelos alunos varia conforme o contato que os mesmos tiveram com o tema durante a graduação.
Além disso, os estudantes de psicologia apresentaram maior conhecimento sobre depressão em comparação
com os alunos dos outros cursos. Estes dados destacam a importância de se abordar os temas depressão e
velhice nos cursos das áreas de saúde.
Copyright (c) 2018 Revista Tuiuti Ciência e Cultura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.