Os estilos parentais como influência no desempenho escolar
Resumo
O elo adequado entre família e escola é importante no desenvolvimento de crianças, na medida em que promove
a inserção cultural e potencializa a aprendizagem. O presente estudo objetivou correlacionar dimensões como
estilos parentais e suporte familiar com desempenho escolar no ensino fundamental. Participaram do estudo
20 alunos, com idade entre 11, 12 anos, de ambos os sexos. Esses estudantes frequentavam escola pública em
Curitiba/PR. Dados foram coletados e analisados conforme o Inventário de Estilos Parentais – IEP, e o Teste de
Desempenho Escolar – TDE. Resultados mostraram que estilos parentais com prevalência de práticas negativas
entre pais e filhos, e interação deficitária, correlacionaram-se negativamente, desfavorecendo o desempenho
escolar em aritmética, leitura e escrita e pontuação geral do TDE. Concluiu-se que programas específicos de
treinamento das habilidades educacionais para pais e mães, pode aprimorar práticas educativas positivas, diminuir
práticas negativas, e promover suporte familiar positivo auxiliando crianças em seu desempenho escolar.
Copyright (c) 2018 Revista Tuiuti Ciência e Cultura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.