A relação entre o profissional de saúde e a mulher trans na “Caverna de Platão”: a dialética e a hermenêutica
Resumo
Este artigo apresenta a construção social dos processos de estigmatização e discriminação presentes nas relações
estabelecidas por profissionais de saúde e as mulheres trans, fazendo um paralelo com o Mito da Caverna de
Platão. Por fim, apresenta a dialética e a hermenêutica como possibilitadoras de verdadeiros encontros, que
possibilitem relações pautadas no cuidado e em projetos de felicidade.
Como Citar
TAGLIAMENTO, G. A relação entre o profissional de saúde e a mulher trans na “Caverna de Platão”: a dialética e a hermenêutica. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 4, n. 49, 11.
Seção
Artigos
Copyright (c) 2018 Revista Tuiuti Ciência e Cultura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.