Caracterização de pacientes e dos distúrbios de comunicação associados às patologias da tireoide
Resumo
Objetivo: Caracterizar os pacientes com indicação de tireoidectomia e dos distúrbios de comunicação associados às patologias da tireoide, em um serviço de referência do SUS. Método: Estudo quantitativo e descritivo. Participaram do estudo 48 usuários com indicação de cirurgia da tireoide, em um hospital público e de ensino do município de Curitiba-PR. Para coleta de dados, utilizou-se questionário semi-estruturado, aplicado na consulta de enfermagem pré-cirúrgica com questões sobre perfil sociodemográfico, de saúde, presença de distúrbios da comunicação e sua influência nas condições de vida dos pacientes com patologias da tireoide. Resultados: Os pacientes tinham em média 51 anos de idade, com predominância do sexo feminino (95,8%) e raça branca (66,7%), com baixa escolaridade e baixa renda familiar. O principal diagnóstico, o bócio multinodular atóxico (35,4%), sendo a neoplasia mais frequente da tireoide, o carcinoma papilar (6,3%). Os sinais e sintomas mais frequentes foram: nódulo ou caroço no pescoço (78,13%), dificuldades com a deglutição (56,25%), alterações vocais (40,63%) e falta de ar (34,38%). Os usuários referiram que a patologia acarreta limitações no trabalho e nos seus afazeres. O maior tempo de espera foi para o acesso à cirurgia. Conclusão: O estudo apontou que os pacientes, com patologias da tireoide e com indicação de tireoidectomia, apresentavam longa evolução da doença, dificuldade de acesso ao tratamento precoce, alta incidência de disfagia e alterações da voz, com impacto sobre sua qualidade de vida.
Como Citar
RITA VILLA KOGA, M.; MUNIZ NÉQUER SOARES, V.; MOREIRA DE LACERDA, A. B. Caracterização de pacientes e dos distúrbios de comunicação associados às patologias da tireoide. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 4, n. 47, 11.
Edição
Seção
Artigos
Copyright (c) 2018 Revista Tuiuti Ciência e Cultura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.