A produção fonoaudiológica do conhecimento acerca do envelhecimento entre os anos de 2000-2005
Resumo
Esse texto objetiva analisar a produção de conhecimento acerca da temática do envelhecimento humano veiculada
em periódicos específicos da área dos Distúrbios da Comunicação, entre 2000 e 2005. Foram considerados artigos
originais, resenhas, artigos de atualização, relatos de caso e artigos de revisão das Revistas Pró-fono: revista de
atualização científica; Revista Distúrbios da Distúrbios; Revista Fonoatual; Revista da Sociedade Brasileira de
Fonoaudiologia. A análise estatística foi realizada por meio do Teste de Diferença de Proporções, em nível de
significância de 5%. Resultados: A pesquisa apontou que a produção bibliográfica em torno do envelhecimento
é incipiente, pois apenas 11,04 voltam-se para idosos. As temáticas mais abordadas correspondem à audiologia,
em 38% dos registros. O tipo de intervenção mais estudado vincula-se, em 86%, à avaliação/diagnóstico, sendo
que o contexto institucional clínico aparece em 75% das publicações. Os dados anunciam a necessidade de
uma distribuição mais equânime das temáticas, faixas etárias, tipos de intervenções e contextos institucionais
abordados nos artigos veiculados nos periódicos analisados. Novas cartografias devem ser realizadas para
subsidiar a definição de ações e campos estratégicos para o implemento da pesquisa na área fonoaudiológica
voltada para produção do conhecimento acerca do envelhecimento.
Copyright (c) 2018 Revista Tuiuti Ciência e Cultura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.