Aprendizagem por projeto no ensino superior: análises preliminares nos cursos de Educação Física, Design de Moda, Psicologia e Engenharia Elétrica
Resumo
No presente artigo faz-se uma digressão sobre a importância da aplicação de metodologias ativas no ensino superior, notadamente a metodologia Aprendizado Baseado em Projetos (PBL ou ABP). Apresenta-se a experiência desenvolvida na Universidade Tuiuti do Paraná, por meio de seu Núcleo de Apoio ao Docente (NAD), ao incentivar os professores a pesquisarem a própria prática para construírem novos conteúdos e ressignifiquem o trabalho pedagógico. A metodologia ABP é apresentada, desde seu histórico até os métodos de avaliação recomendados, mediante a descrição das etapas a serem cumpridas para uma adequada aplicação em diversas turmas da Universidade. Especificamente, são apresentadas as experiências em realização nos cursos de Psicologia, Educação Física, Design de Moda e Engenharia Elétrica, cobrindo uma ampla gama de particularidades de organização curricular e público participante do projeto. Destas experiências decorrem considerações sobre a participação dos alunos na construção do conhecimento e dos docentes, na elaboração em equipe dos parâmetros científicos adotados no acompanhamento e avaliação da ABP. Mesmo com a pesquisa, ainda em andamento, já é possível uma avaliação positiva em termos de aplicabilidade nas diversas áreas de ensino da Universidade.
Palavras Chave: Ensino, Aprendizagem, Projeto, Avaliação, ABP
Copyright (c) 2019 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.