WOMEN ART REVOLUTION (!WAR): o filme de Hershman Leeson sobre a presença feminina nas Artes Visuais
Resumo
O objeto de investigação do artigo é o filme !Women Art Revolution (!WAR), dirigido por Lynn Hershman Leeson e lançado em 2010, no 35º Festival Internacional de Cinema de Toronto, no Canadá. O documentário, cuja duração é de 83 minutos, contém relatos de mais de 40 artistas mulheres, responsáveis por introduzir
os movimentos feministas no campo das Artes Visuais, ao longo das décadas de 1960 a 1980. O objetivo da pesquisa é identificar estratégias adotadas para a inserção das mulheres em mostras de arte e produções artísticas, identificando os movimentos que nortearam tais transformações socioculturais. A metodologia
utilizada no artigo parte da análise fílmica se direciona para a seleção de trechos que enfatizam a atuação de grupos de mulheres, e culmina com a reiteração de dados em livros, artigos e sites. A investigação se justifica por possibilitar um aprofundamento acerca da problemática da presença feminina no âmbito das artes
visuais, potencializando discussões que destaquem as lacunas na história da arte e a parca presença de obras de mulheres em coleções de arte. Além de depoimentos das artistas, são destacadas reflexões de Griselda Pollock, Luana Saturnino Tvardovskas e Talita Trizoli.
Copyright (c) 2019 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.