18 Brumário de Karl Marx e seus reflexos na sociedade moderna
Resumo
A construção deste artigo se deu a partir de um seminário referente à Obra de Karl Marx, “O 18 Brumário de Luís Bonaparte”, que expõe as consequências políticas dos acontecimentos das jornadas de junho de 1848, as quais culminaram no golpe de estado de Luís Bonaparte em dezembro de 1851. Assim, o estudo apresenta um paralelo da obra de Marx, com vistas à atual sociedade capitalista. O artigo está divido em notas introdutórias, as quais fazem uma contextualização da problemática a ser trabalhada. No desenvolvimento do texto, são apresentados dois momentos: um primeiro, que trata da Democracia em “O 18 Brumário”, somado à evolução deste conceito, quando se refere ao contexto brasileiro, apresentando as contradições e superações do mesmo. No segundo momento, o artigo busca trabalhar como as lutas de classes ocorreram na França e como elas acontecem nos dias atuais, destacando estas enquanto principal motor do desenvolvimento da história. Por fim, o presente trabalho busca destacar a importância dos estudos e discussões em torno das obras de Marx, no sentido de acrescer o conhecimento e a consciência de classes e de democracia, evidenciando as desigualdades sociais na sociedade capitalista, para que assim a classe dominada lute pela busca da transformação social.
Copyright (c) 2019 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.