Estágio Docência: uma atividade do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná

  • Fausto dos Santos Amaral Filho Universidade Tuiuti do Paraná
  • Adriana Almeida Veiga Universidade Tuiuti do Paraná
  • Angélica Baumgarten Gebert Universidade Tuiuti do Paraná
  • Cláudia Romaniuk Universidade Tuiuti do Paraná

Resumo

O artigo é resultado do estágio docência de três mestrandas em educação na Universidade Tuiuti do Paraná, assim é um relato de caso, embasado teoricamente por meio de pesquisa bibliográfica. O estágio docência é uma atividade ofertada pela Universidade Tuiuti do Paraná que objetiva a preparação para a docência. A articulação e a contextualização dos princípios teóricos da formação dos pós-graduandos com a vivência em sala de aula aproxima a teoria com a prática. Aos discentes são oportunizadas experiências formativas sob a supervisão de um professor com atividades dirigidas para alunos da graduação. Neste caso,a experiência de estágio das três alunas se realizou em duas disciplinas do Curso de Pedagogia: Filosofia da Educação e Filosofia da Educação Contemporânea. Com base em uma perspectiva formativa concluíram o estágio docência acarretando subsídios para reflexões e socialização da experiência vivenciada. Para tanto, como fundamentação teórica serão abordados autores como: Martins; Romanowski; Cartaxo (2014), Boas, Carrieri (2013) e Franco (2012). Após a conclusão deste estudo, recomenda-se a inserção da atividade de estágio docência nos cursos de pós-graduação como perspectiva de promoção de avanços em prol da formação docente.

Publicado
2019-12-06
Como Citar
DOS SANTOS AMARAL FILHO, F.; ALMEIDA VEIGA, A.; BAUMGARTEN GEBERT, A.; ROMANIUK, C. Estágio Docência: uma atividade do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 6, n. 59, p. 131-145, 6 dez. 2019.