O discurso icônico da literatura
Resumo
Apresenta-se a leitura de obras imagéticas selecionadas para o acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola, para o ano 2014, portanto, destinadas a participar no desenvolvimento estético, cultural e social da primeira infancia. Devido à abrangência deste acervo, fez-se um recorte, através da análise semiótica em Barthes, em dois livros ilustrados cuja importância se evidencia no virar de suas páginas. Os livros escolhidos foram: Tom, de André Neves; e, Nerina, a ovelha negra, de Michele Iacocca. A percepção de que uma imagem de fato possui várias possibilidades de leitura se consolida; a crítica se apresenta, e se faz necessária. E, no pertencimento a uma rede educacional, essa compreensão ganha outra dimensão, porque leitores em vários graus irão encontrá-los, usufruir e decidir aqueles cujas leituras os acompanharão em sua individualidade histórica. Reflexão, decepção, prazer: os livros ilustrados irão contar.
Copyright (c) 2019 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.