Alfabetização e letramento no contexto da educação do campo
Resumo
Este trabalho é resultado da pesquisa que teve como objetivo investigar o processo de alfabetização e letramento da educação do campo. O interesse pela pesquisa surgiu pelo contato com a realidade das crianças e professores do campo no projeto do Observatório da Educação (2010), e pelas leituras e aulas sobre a importância da alfabetização e letramento que tivemos contato no 4º período do curso de Pedagogia. Os objetivos específicos estabelecidos no trabalho referem-se à análise dos conteúdos de alfabetização e letramento, identificar o processo de alfabetização e letramento da escola do campo, discutir segundo
os autores, o trabalho de Alfabetização e letramento realizado nas escolas do campo. Foi utilizada para aplicação metodológica pesquisa bibliográfica. Como resultados da pesquisa pode-se dizer que foi possível extrair conteúdos significativos e esclarecedores sobre o tema. Foi possível perceber a importância não só
do conceito da Alfabetização vinculada ao Letramento, como a responsabilidade de o professor ter em suas práxis enraizado este conceito em especial na escola do campo.
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